terça-feira, 25 de novembro de 2014

[Opinião] “A Estrada de Macadame” de Paulo M. Morais (Coolbooks)

0


Sinopse:

Um olhar comovente sobre a dor da perda e a coragem de enfrentar os demónios do passado

Estrada de Macadame é a história do encontro improvável de quatro personagens com percursos de vida bastante distintos. A uni-los, a dificuldade de ultrapassar a dor provocada pela morte de alguém amado.

Gina e Daniel separam-se quando percebem que procuram formas diferentes de superar a perda da filha: Daniel decide viajar para a Índia à procura do sentido da vida, Gina decide ficar e refugiar-se na rotina do quotidiano conhecido.

Adolfo, um sexagenário aprendiz de impressor numa gráfica que se tornou perito em afogar a memória da falecida esposa em copos de uísque, é um dos alunos do projeto de alfabetização de adultos em que Gina é professora. Apesar da diferença de idades, os ecos de vida semelhantes levam Gina e Adolfo a envolverem-se. E quando Daniel, obrigado a regressar da Índia, procura recuperar o seu casamento, Gina mostra-se confusa e dividida.

A morte de um dos clientes habituais da tasca frequentada por Adolfo marcará o início de uma viagem catártica. Gina propõe-se conduzir o seu aluno até ao funeral, juntamente com Luís, um jovem que se tornou confidente de Adolfo. Ao pedir a Daniel que também a acompanhe na expedição até uma distante aldeia alentejana, uma mulher une de forma inesperada os destinos de três homens de diferentes gerações.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 248
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-022-1
Idioma:                Português

Opinião:

Eu já conhecia o trabalho de Paulo M. Morais pelo seu romance de estreia “Revolução Paraíso” que foi criticado aqui no blog anteriormente. “Estrada de Macadame” é a confirmação do talento deste escritor português e que o afirma enquanto escritor e uma promessa da literatura portuguesa.

O início do romance é muito forte e bastante gráfico e o autor utiliza a escrita na primeira pessoa, o que vai permitir ao leitor entrar na história e sentir o que a personagem sente.

Este romance leva-nos numa viagem a locais exóticos e a lugares que nunca conhecemos e que nos fazem conhecer um mundo para além daquele que conhecemos, como é o caso da Índia. Remetendo-nos para um lugar que nos é estranho, alienígena até.

A evolução da acção ao longo deste romance é lenta, mas, mesmo assim acabamos por nos encontrar envolvidos no romance e na história.

Daniel, a personagem principal surge-nos como um homem que se encontra perdido, sem saber que rumo dar à sua vida naquele momento. O seu casamento está destruído e tudo desmorona-se ao seu lado.

Este romance aborda principalmente o sentimento de perda e como as nossas vidas podem mudar apenas pro uma dessas situações, sempre relacionadas com a morte, uma perda irrevogável e como diferentes pessoas lidam com essa situação de forma diferente.

A escrita de Paulo M. Morais é inconfundível e este é um romance que nos vai mostrar o que acontece aos que ficam. Uma nova aposta da Coolbooks.


Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário