segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novidade Porto Editora


Grupo Porto Editora disponibiliza
gratuitamente versões
digitais dos manuais
escolares
 
E-manuais digitais do Grupo Porto Editora foram adaptados para tablets. Oferta destina-se aos alunos que compraram neste verão os manuais escolares do Grupo Porto Editora. Investimento direto é de dois milhões de
euros.

Todos os alunos que compraram manuais escolares do Grupo Porto Editora vão ter acesso gratuito, a partir de 15 de setembro, às respetivas versões ndigitais, as quais foram desenvolvidas para se adaptarem a uma utilização quer no computador quer em tablets.

Esta é uma iniciativa inédita em Portugal e constitui uma aposta sem precedentes na promoção do uso de novas soluções tecnológicas em contexto educativo, uma vez que beneficiará diretamente muitos milhares de alunos do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.

Com um investimento superior a dois milhões de euros, este projeto do Grupo Porto Editora começou a ser desenvolvido há um ano e prolongar-se-á por três anos letivos, a começar por este que agora se inicia (2014/2015), envolvendo uma equipa multidisciplinar de duas centenas de profissionais.

Na linha do que é defendido por diversas instituições e especialistas internacionais, o objetivo desta iniciativa é promover a complementaridade entre os manuais em papel e a exploração da componente digital, permitindo ao aluno desenvolver métodos de aprendizagem mais flexíveis e adaptáveis aos diferentes contextos, contribuindo assim para o seu sucesso.

 A chave do digital está no papel

O acesso ao e-manual é proporcionado pelo livro em papel. No interior dos manuais do Grupo Porto Editora que estiveram (e ainda estão) à venda nas livrarias encontra-se um código, que deve ser introduzido no site 
www.escolavirtual.pt. Este registo pode ser feito através de PC ou de um tablet – e foi a pensar nestes dispositivos móveis que a equipa deste projeto desenvolveu Apps para iOS e Android que podem ser descarregadas também gratuitamente. Feito o registo, o e-manual fica automaticamente disponível e pode inclusivamente ser utilizado offline.

Estes e-manuais apresentam várias ferramentas extremamente úteis para os alunos. Desde a possibilidade de aceder diretamente à página que se pretende através do índice remissivo, até à pesquisa rápida e eficiente por palavra ou expressão, sendo também interessante o facto de o aluno poder criar destaques classificados por nível de importância, adicionar notas às páginas do e-manual associando textos ou links, ou até utilizar a ferramenta de desenho para ampliar/diminuir o tamanho da página com recurso ao instrumento de zoom. A partir de agora, os manuais têm o melhor de dois mundos. Em papel e no digital, para o sucesso dos alunos.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário