segunda-feira, 26 de maio de 2014

[Opinião] “A 5ª Vaga” de Rick Yancey (Editorial Presença)

0



Sinopse:

A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? Um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 400
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722352529

Opinião:

A 5ª vaga” é mais do que um romance de ficção científica, é um livro acerca da própria natureza humana e da forma como lidaríamos com uma situação semelhante.  Rick Yancey mostra-nos a nossa dependência da tecnologia e como esta pode ser prejudicial e como facilmente uma civilização mais avançada do que nós nos conseguiria subjugar e manipular a seu bel prazer de forma a conseguir atingir os seus objectivos.

Aqui vemos como as nossas próprias armas e o nosso conhecimento (principalmente na área da microbiologia) nos podem ser prejudiciais e se virarem contra nós.

Uma vez que este livro é mais orientado para o novo género Young-Adult temos que as personagens principais pertencem a essa faixa etária. Numa altura das suas vidas em que estes deveriam estar a aprender acerca da sua sexualidade e a planear os seus futuros, idas para as faculdades e outras situações, vêmo-los numa realidade que não deveriam enfrentar em tão tenra idade. E isso torna o livro mais interessante e viciante.

Existem várias personagens principais e cuja interacção entre elas é mínima e isso deve-se à desolação deste universo criado pelo autor. A Terra está praticamente deserta e os sobreviventes tentam compreender o que se passa e como podem retaliar. O problema é que não sabem quem é o inimigo nem como os podem magoar.

Há muitas questões acerca dos planos dos extraterrestres, nomeadamente acerco de qual será o seu passo seguinte, a chamada quinta vaga, e ao longo do livro vemos muitas especulações e temos várias ideias, mas a realidade é algo que nos vai surpreender. Vamos tendo algumas suspeitas ao longo do livro, mas o final deixa-nos cheios de curiosidade de continuar a ler.

Rick Yancey escreve de uma forma bastante crua e que nos pode também chocar em alguns momentos e nos surpreender. Este autor mostra-nos que possui um grande conhecimento da natureza e psicologia humana e criou personagens credíveis e com reacções naturais.

Neste livro gostei e identifiquei-me bastante com uma personagens a Cassie, a sua tenacidade e a sua força são inspiradoras para a nossa vida mesmo que não seja durante uma invasão extraterrestre.

A 5ª vaga” é um livro a não perder.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário