sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[Opinião] “Chorar, Estremecer, Morrer” de Robert Levine (Editorial Bizâncio)

0


Sinopse:

Acha que não gosta de ópera? Que é uma imensa maçada? Pense melhor... e descubra com Robert Levine o prazer da ópera! Viu O Feitiço da Lua com a Cher e o Nicolas Cage? Então já ouviu La Bohème, de Puccini. (E, se calhar, chorou...)

Comoveu-se com Tom Hanks em Filadélfia? Então conhece La Mamma Morta, de Umberto Giordano, cantada pela Maria Callas. (E, se calhar, chorou...)

Viu o filme Quarto com Vista sobre a Cidade? Então ouviu O Mio Babbino Caro, de Puccini. (E aposto que regressou a casa a cantarolar...)

Lembra-se do militar que Robert Duvall interpretou em Apocalypse Now? Lembra-se da cena da praia com os helicópteros? É Wagner. A Cavalgada das Valquírias! (De certeza que se arrepiou.)

Julia Roberts ficou famosa com Um Sonho de Mulher, a história de uma prostituta e de um cavalheiro, que por ela se apaixona. Baseia-se na história de La Traviata, de Verdi, e ouvem-se partes da ópera ao longo do filme… (Aposto que o fizeram chorar.)

Lembra-se do Campeonato do Mundo de Futebol de 1990? Possivelmente viu Luciano Pavarotti a cantar Nessun Dorma, de Puccini… (Aposto que estremeceu…)

Ficha Técnica:

Pág.: 224
ISBN: 978-972-53-0528
Ano: 2013

Opinião:

Quem é que nunca ouviu ópera? De uma forma ou de outra todos já a ouvimos, seja num reclame de publicidade, seja num filme. Ninguém consegue ficar indiferente aos sons de uma orquestra bem afinada. Para mim uma das óperas mais bonitas é a Carmina Burana, uma das óperas que me arrepiam.

Não sou conhecedora desta área e achei este livro interessante porque aborda este universo da música de uma forma sistemática e simples. Apresentando os autores por língua e com uma pequena história elucidativa do que contam as personagens.


Um livro que auxilia à compreensão desta forma de arte tão imcompreendida.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário