segunda-feira, 22 de julho de 2013

[Opinião] “Madrugada Suja” de Miguel Sousa Tavares (Clube do Autor)

0


Este livro de Miguel Sousa Tavares não é dos melhores que já li dele. Apesar de estar bem escrito, e com toda a mestria que o autor já nos habituou nos seus outros romances e artigos jornalísticos. Apesar de, neste livro, ele utilizar dois tons diferentes de narração.
A história evolui em círculos que se fecham sobre si próprios e que podem agradar a alguns leitores, mas para mim torna-se um pouco frustrante de ler porque me dá a sensação de não sair do lugar. O primeiro capítulo prometia uma história muito interessante, mas depois decepcionou-me. Porque estava à espera de uma história com mais acção do que aquela que li. A premissa era muito boa, mas ficou aquém do esperado.
O final do livro não me pareceu realista, quem o ler também o deve ter achado. Já que o autor deu um final feliz quando não o devia haver.
Quanto às personagens, a que me pareceu menos real foi a Eva, parece-me inconsistente e incoerente. Esperava uma mulher mais forte e com mais carácter do que a retratada no livro. Principalmente na parte final, quando ela finalmente descobre a verdade do que se passou na madrugada que lhe mudou a vida e quase a matou, fica amiga, com uma conotação quase de desejar algo mais, com um dos violadores. Isso a mim irritou-me imensamente porque nenhuma mulher que tenha passado por isso reage como ela.

“Madrugada Suja” era um livro que tinha curiosidade de ler mas que depois deixou muito a desejar.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário