terça-feira, 7 de maio de 2013

[Opinião] “Introdução à Escrita criativa” de João de Mancelos (Edições Colibri)

0


Sinopse:

O talento e o esforço são qualidades essenciais a qualquer aspirante a escritor. No entanto, é preciso também conhecer técnicas para criar personagens, gerar suspense, inventar espaços, retratar épocas, construir diálogos naturais... Destinado a jovens e a adultos, este manual transmite essas estratégias, com recurso a exemplos da literatura portuguesa e estrangeira. Constitui, portanto, um instrumento de trabalho fundamental tanto para alunos como para orientadores de oficinas de Escrita Criativa. ********************** “Neste livro, o meu principal objectivo foi registar técnicas e exercícios básicos para que um aprendiz de escritor, talentoso e com força de vontade, os possa experimentar, sozinho ou no contexto de uma oficina de Escrita Criativa. Para além disso, desejei apresentar material pedagógico útil a quem pretender leccionar com seriedade um curso, nesta área.(...)"

Ficha Técnica:

Ano: 2009
N. páginas: 142
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-944-9

Opinião:

Existem muitos livros de escrita criativa nas livrarias. Este é o segundo livro de João de Mancelos que leio, o primeiro encontra-se aqui.
Para quem é um aspirante a escritor, procura uma orientação sobre como fazer as coisas, ou seja como se organizar, por onde começar a escrever, o que é mais importante, entre outras coisas. Isto pode ser um pouco confuso para quem ainda está a começar nas lides literárias.
Este livro é um pouco mais completo que o anterior. Tem dicas e explicações mais aprofundadas, seguidas de exercícios no final de cada capítulo. A linguagem que João de Mancelos é simples e directa, permitindo assim ao leitor assimilar as bases. Não é uma enciclopédia mas permite ter uma ideia dos passos e como fazer as coisas.
Achei bastante engraçados os exercícios, com bastante humor à mistura.
É um livro de base que pode responder a algumas perguntas dos leitores.

Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário