quinta-feira, 4 de abril de 2013

[Opinião] “10 Tecnologias para Salvar o Planeta” de Chris Goodall (Livros Horizonte)

0



Sinopse:

Será que toda a eletricidade de que a Europa necessita poderia ser fornecida por enormes parques solares no Sara? Será mesmo possível uma gasolina feita a partir de madeira e de palha? Poderia o carvão vegetal ajudar a resolver o problema do aquecimento global? E pode a energia verde ajudar mesmo a reanimar a economia mundial? 
Combinando uma análise atualizadíssima com histórias fascinantes de inventores, cientistas e empresários, o livro 10 Tecnologias para salvar o planeta responde a estas e muitas outras questões, ao mesmo tempo que desmantela uma série de mitos. Chris Goodall não faz de conta que o caminho a percorrer é fácil; mostra que há tecnologias a serem desenvolvidas que nos permitirão lidar com a mudança climática. 
Cativante e fundamentada, eis a divulgação científica na sua essência.
http://www.livroshorizonte.pt/img/1px.gif

http://www.livroshorizonte.pt/img/1px.gif
http://www.livroshorizonte.pt/img/1px.gif
O livro 10 Tecnologias é soberbo – atravessa como um relâmpago os mitos e raciocínios confusos que envolvem as questões relacionadas com energia. É uma abordagem vital, atual e brilhantemente escrita.

Mark Lynas 
O livro de Goodall contém grande parte da informação necessária para entender as discussões que ocorrerão nos próximos anos acerca da energia.

The Herald (Glasgow) 
Gratificante e imprescindível, o livro 10 Tecnologias combina uma investigação rigorosa com uma linguagem acessível.

BBC Green 
Os livros acerca da alteração climática podem ser deprimentes. Um grande aplauso, portanto, para o último livro de Chris Goodall, pela sua mensagem positiva e pragmática. Acima de tudo, não são precisas qualificações científicas para o compreender. Está escrito num estilo acessível e envolvente… Talvez não surpreenda que a oportunidade e a reflexão contidas neste livro o tenham levado a ser recentemente considerado um dos Livros do Ano pelo Financial Times. Oferece-nos algumas perceções fascinantes e cuidadosamente analisadas sobre os passos a dar no futuro.

Oxford Times 

Ficha Técnica:

Colecção: Horizonte da Ciência
Número de Páginas: 328
Formato: 16,5 x 21,5 cm
Encadernação: Brochado
ISBN: 978-972-24-1750-1
Tema: Ecologia, Ambiente

Opinião:

Este livro tem como objectivo apresentar dez tecnologias de energias renováveis que permitirão ao ser humano independência dos combustíveis fósseis.
O aquecimento global é um facto real e largamente aceite, cada vez mais a nossa poluição está a destruir o ecossistema terrestre e isso terá consequências muito graves no futuro. Temos de fazer algo para alterar essa tendência e este livro tem como objectivo apresentar ao público em geral essas tecnologias.
Achei bastante interessante a abordagem ao tema por parte do autor, com uma organização elevada ele apresenta de uma forma simples e objectiva todos os aspectos das diferentes tecnologias, desde o seu impacto ambiental até ao seu custo nos orçamentos de um país. É bastante claro acabando sempre por esclarecer muitas perguntas que envolvem estas inovações.
Chris Goodall apresenta uma tecnologia que a nossa EDP adquiriu e se encontrava, naquela altura, em testes na costa da Póvoa de Varzim revelando assim todo o trabalho de investigação que desenvolveu.
Um bom livro para quem quer saber mais acerca destas energias.

Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário