domingo, 24 de março de 2013

[Opinião] “Filha do Sangue” de Anne Bishop (Saída de emergência)

0




Sinopse:
Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens eram meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha, na sua teia de sonhos e visões.
Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida. Quem controlar a Rainha controlará o mundo.
Três homens poderosos — inimigos de sangue — sabem isso. Saetan, Lucivar e Daemon apercebem-se do poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. E assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, onde as armas são o ódio e o amor. O preço pode ser terrível e inimaginável...
Filha de Sangue - Trilogia das Jóias Negras - Primeiro volume de Anne Bishop

Críticas de imprensa
“Tremendamente sensual… Ricamente detalhado, o cenário de Bishop é baseado num mundo onde se revertem todos os clichés do género fantástico. Simplesmente genial.”
Library Journal

"Anne Bishop traz-nos uma trilogia única no panorama da fantasia. Não há nada que se assemelhe. Tornou-se uma autora incontornável."
Chicago Tribune

"Uma leitura repleta de prazer para os fãs de histórias com uma enorme carga emocional e para quem gosta de personagens complexas e reais."
Booklist

"Depois de começarmos a ler A Trilogia das Jóias Negras as suas personagens não nos deixam mais. São demasiadamente reais!"
New York Times

"Anne Bishop já conquistou a legião de fãs de Julliet Marillier. Mais ousada e criativa. Igualmente arrebatadora."
Indianapolis Star

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 608
Editor: 11 X 17
ISBN: 9789896371173

Opinião:

Este ano tomei a decisão de ler autores que nunca tinha lido anteriormente. E enquanto fanática de fantasia estava em falha em relação a esta autora, Anne Bishop. Quando li a sinopse no site da Saída de Emergência nunca pensei que acabasse por ficar viciada na história e nas personagens como fiquei. E quando acabei este primeiro volume fiquei a desejar ler o resto da história fantástica que a autora escreveu.

Um autor de fantasia tem a sua vida bastante dificultada, tem de criar um mundo de raiz, do zero, e este tem de ser tão ou mais real do que o nosso, senão o leitor não se sente envolvido e acaba por desistir de ler ou mesmo não chega a comprar o livro em questão. Anne Bishop consegue concretizar todas as exigências de um leitor de fantasia acérrimo, assim como do esporádico.

Inicialmente pensei que a leitura seria complicada, devido à elevada da quantidade de personagens e das suas ligações, mas estas são tornadas bem claras pela autora. E, o final deixa o leitor a exigir o resto da história.

Uma das personagens principais e, de certeza, aquela em redor da qual toda a história gira, é Jaenelle. Somos confrontados com a sua inocência e como utiliza o seu enorme e ilimitado poder em prol dos outros mesmo que isso a possa prejudicar. Ela ainda é uma criança e acaba por ser protegida e também influenciada por Saetan, Lucivar e Daemon. Cada um deles a tenta influenciar e manipular em proveito dos seus desejos, mas acabamos por ver que a inocência e a pureza da feiticeira acaba por os mudar e alterar acabando por ela os transformar em algo mais do que eram inicialmente e os guiar para o seu destino.

Pessoalmente, gostaria de ler mais acerca de Lucivar, achei uma personagem muito interessante e a sua ligação com as várias personagens pode ser mais profunda do que parece à primeira vista.

Na minha opinião, Anne Bishop criou uma série de antagonistas desprezáveis, como é o caso de Dorothea e o mais odioso de todos, Kartane, produto da mente e do sangue de Dorothea, que o moldou e quebrou a seu bel-prazer.

Este é um livro que não se recomenda aos mais novos devido a cenas de cariz sexual que são abordadas. Daemon, por exemplo, é um chamado escravo sexual e todo o seu envolvimento e sedução são descritos pela autora.

Eu quero ler o que vai acontecer no resto da trilogia a estas personagens e como estas vão evoluir e sei que todos os que lerem este primeiro volume se vão deixar envolver pelas personagens e pela escrita da autora.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário