sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteorito

Este Post nada tem a ver com a Literatura. Está relacionado com a minha outra paixão, a Astronomia. 
Esta manhã, na região dos Urais, na Rússia teve uma surpresa ao acordar. Um grande meteoróide entrou na atmosfera terrestre, mas a fricção fez com que este explodisse na alta atmosfera.
No Filme é bem visível o seu rasto e o momento da explosão, com um aumento da intensidade. Na segunda parte do filme vemos como a intensidade da explosão ofusca o Sol, podemos apenas imaginar a sua potência. Mesmo sem embater contra a terra os efeitos do Boom sónico são bem visíveis no segundo vídeo,  as janelas dos prédios partiram e os alarmes do carro dispararam. Fala-se de Feridos, dependendo das fontes, 400 a 500 pessoas ficaram feridas com os efeitos da explosão. Fala-se também que pequenos fragmentos embateram em vários locais, mas isto é ainda muita especulação. 

Falta saber qual a origem deste meteoróide, há quem fale da sua correlação com o grande asteróide 2012 DA14, mas os radares da ESA (European Space Agency) sugerem que não teve a sua origem nele. Esperamos por mais informações. 

Este não é o primeiro grande desastre na Rússia, em 1908, na remota região de Tunguska na Sibéria, supõe-se que algo semelhante ao que se passou hoje tenha devastado quilómetros da Tundra siberiana.
Ainda não se sabe o que provocou tal devastação, mas a sorte foi ter acontecido numa região inabitada, o que também contribuiu para este acontecimento só ter sido descoberto quase 20 anos depois. Até ao momento há várias teorias, mas todos concordam que não ocorreu qualquer impacto e que o objecto explodiu relativamente próximo do solo.


Sem comentários:

Enviar um comentário