quarta-feira, 22 de agosto de 2018

[Opinião] "A filha do mercador de seda" de Dinah Jefferies (Topseller)



Sinopse:

Uma mulher entre duas culturas, um amor contra todas as probabilidades.
Indochina Francesa, 1952. Nicole Duval tem 18 anos, sangue vietnamita e francês e vive na sombra da sua irmã Sylvie desde a morte da mãe. Daí que a irmã tenha ficado responsável pela gestão do negócio de sedas do pai, e Nicole com a pequena loja de tecidos da família, situada no quarteirão vietnamita de Hanói — uma área a fervilhar com militantes rebeldes que se opõem ao domínio francês.

Convivendo cada vez mais com o povo vietnamita, Nicole desperta para a corrupção e violência do colonialismo. E o seu mundo acaba por desabar ao saber do chocante envolvimento da sua família nas maquinações coloniais.
Num país rasgado pelos contrastes, Nicole conhece Tran, um rebelde vietnamita que a ajuda a escapar aos seus problemas; mas é por Mark, um charmoso empresário americano, que ela se apaixona. Os dois homens são de mundos opostos e Nicole sente-se dividida. Chegará o momento em que ela terá de fazer uma escolha, mas em quem poderá ela confiar quando ninguém é o que parece?


Um romance sobre autodescoberta, rivalidade entre irmãs e um amor que desafia as convenções.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789898869838
Edição ou reimpressão: 04-2018
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 230 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

Opinião:

Este livro é um daqueles em que a sinopse não faz jus à história em si. O livro está muito melhor do que a sinopse leva a crer. O que é uma pena porque me leva a pensar quantas pessoas não o terão comprado devido a esse facto? Por não saberem que o livro é muito mais interessante do que parece à primeira vista.

Na minha opinião, este livro aborda muito mais do que uma história de amor, mostra a história da Indochina Francesa, das suas discrepâncias e das  injustiças sociais, dos preconceitos e do extremismo. Do sofrimento de um povo e das consequências que sofreram com a revolta contra os franceses. É muito interessante ler sobre esse período específico e compreender melhor o que se passou naqueles tempos num país tão longínquo.

Adorei a Nicole, a sua força e a sua intensidade. Ela é tenaz e decidida, apesar de não ter grande apoio da sua família. Acaba por ver os seus planos travados e tem que decidir por um novo plano para  seu futuro e é nos seus olhos e na sua paixão pela seda que acompanhamos todos os que a rodeiam e os eventos desenvolvem-se em torno desta.

A personagem de Mark não foi uma das minhas preferidas inicialmente. Cheguei a irritar-me com ele e não compreender porque é que este era a preferencia de Nicole, mas com o desenrolar da história ele começa a mostrar outro lado de si e que e diferente do que pensei inicialmente. Trân por seu lado mostra-se uma desilusão em relação ao que pensei dele.

É um romance interessante e repleto de momentos altos em que acompanhamos as desventuras de um povo através dos passos de Nicole.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário