quarta-feira, 25 de outubro de 2017

[Opinião] "A Mala Misteriosa do Senhor Benjamin" de Pei-Yu Chang (Núvem de Letras)


Sinopse:

Era uma vez um homem excepcional chamado Walter Benjamin, um filósofo brilhante conhecido pelas suas ideias extraordinárias.

No entanto, um dia, o seu país decide que os homens excepcionais com ideias extraordinárias são perigosos e devem ser presos.
O senhor Benjamin tem de fugir.

Consigo, leva apenas uma mala — uma grande, pesada e misteriosa mala.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789896652296
Edição ou reimpressão: 06-2017
Editor: Nuvem de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 249 x 291 x 10 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 48
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Contos Fábulas e Narrativas > Infantil (6 a 10 anos)

Opinião:

Falar acerca do Nazismo e da segunda guerra mundial a crianças pequenas é algo de dificil e complexo, uma vez que é um tema muito forte e que acaba por deixar os adultos constrangidos. Pensamos que as crianças são muito frágeis e falar de guerra é algo que não devemos fazer e que devemos mantê-los num mundo cor de rosa. Não há mal nenhum nisso, é uma questão natural do ser humano.

Em "A mala Misteriosa do Senhor Benjamin" de pei-yun Chang, conseguimos abordar de uma forma simples esta temática, as crianças têm a noção que algo de errado se está a passar e que as personagens estão a fugir. Mas o ênfase  da história não é nos soldados ou na guerra, mas sim numa grande mala que o Senhor Benjamim leva consigo.

Esta personagem é baseada num filósofo real e a autora dá-nos uma pequena biografia no final. Sou adepta da ideia que os livros infantis devem ensinar algo de novo e cultivar o espirito crítico das crianças e penso que este livro consegue fazê-lo.


LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário