quarta-feira, 3 de agosto de 2016

[Opinião] "Duzentos anos" de Célia de Sousa (chiado editora)



Sinopse:


Duzentos Anos. De 1815 a 2015. Passado, presente e futuro. A história, simples, de uma família de ascendência judaica da classe alta. De Jerusalém a Lisboa, passando pela partida em Alexandria, a acostagem em Málaga e a estadia em Luanda e em Paris de alguns dos seus membros.
Uma história contada no feminino, em que o amor conjugal e pelas crianças se revelam primordiais, iniciada com Raquel e o seu marido, Tiago. Um vitral de personalidades fortes – Isabel e Daniel; Catarina e Luís; Alexandra e Hugo; Marta e Diogo… Até aos protagonistas, Sofia e Jaime, a sexta geração, tetranetos de Raquel e Tiago.
A infância e a adolescência, tão felizes, de Sofia, ao lado dos pais, das irmãs – Patrícia e Verónica –, da família, muito numerosa, e dos amigos, em especial Jaime, o seu amor desde tenra idade. Até à violência da morte de Marta e Diogo, seus pais, e da revelação de uma fortaleza, inata, que desconhece.
Fortaleza que é abalada até às suas fundações, certo fim de tarde invernoso… A sua fuga desesperada e o início de uma nova vida, longe da Pátria e de todos quantos ama.

Mas Jaime resignar-se-á a perdê-la? Ou lutará até às últimas consequências para a salvar do abismo da desesperança e do desalento em que sobrevive, quase solitária? Haverá um futuro para eles?

Ficha Técnica:

Título: Duzentos Anos
Autora: Célia de Sousa
Editora: Chiado Editora
Ano de Publicação: 2016

Número de Páginas: 488

Opinião:

"Duzentos anos" foi uma leitura que me foi sugerida, nunca pensei que o iria ler . Não sou muito dada a romances. Mas posso dizer que a história me surpreendeu, apesar de me parecer que necessitava de mais algum trabalho. Pessoalmente, gostaria mais de ter lido as partes referentes às outras mulheres da família com mais pormenor e não se centrar mais apenas numa.

A nível da escrita de Célia de Sousa, ainda me parece pouco experiente e que deveria ter tido mais alguma maturação e mais tempo a verificar a sua forma de escrever. Quanto à sinopse, penso que esta é mais um resumo do livro o que o torna menos apelativo,já que sabemos muita coisa acerca da história. Tem também muitas personagens o que acaba por dificultar a leitura.

É um livro extenso com bastantes reviravoltas e pontos altos. Bastante interessante apesar de ainda precisar de algo.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário