quarta-feira, 23 de abril de 2014

[Diário de uma Leitora] Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


É neste “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, que vou estrear uma nova rubrica aqui no blog. Esta intitula-se “Diário de uma leitora”, e neste vou colocar algumas das minhas ideias e ponderações.

Hoje vou dedicar-me um pouco ao dia especial que se celebra hoje. Desde 1995 que hoje, dia 23 de Abril se comemora o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”. Uma homenagem a Shakespeare e Cervantes, que faleceram neste dia.

Todos os anos existem imensas iniciativas organizadas por autarquias, editoras e empresas públicas. Há promoções em livros, ofertas. Isto funciona como um incentivo à leitura e criar hábitos de leitura.

Um pouco por todo o mundo ler é algo que as pessoas não costumam fazer. Poucas são as pessoas que fazem disso um hábito. Existem muitos motivos para isso, ou porque se cansam, ou porque dá trabalho, outras porque simplesmente não têm tempo e não conseguem pegar num livro para ler.

Para mim, ler é um vício e um gosto. Tal como muitos fumadores, não consigo viver sem ler. Sem me perder nas páginas de um livro e viver uma aventura. Cada livro me proporciona uma experiência diferente e também muda alguma coisa em mim, como vejo uma ideia, uma situação ou mesmo como vejo uma classe social.

Uma das minhas frases preferidas é: “Um livro é um amigo”. E para mim é verdade. Espero que leiam muito hoje e se quiserem podem deixar um comentário acerca do que um livro significa para vocês.


Até à próxima rúbrica.

1 comentário:

  1. Olá,

    Acho que é uma boa ideia criar estas rubricas até para variar um pouco e nada como faze-lo no dia do livro :)

    Sem duvida que sou um leitor que tal como tu gosta de ler diariamente e não dispenso andar sempre com um livro por perto e graças aos livros tenho feito muitas amizades curioso :D

    Bjs e venha lá a próxima :)

    ResponderEliminar