sábado, 9 de fevereiro de 2013

[Opinião] “O Hobbit” de J.R.R. Tolkien (Publicações Europa-América)

2



Sinopse:

Esta é a história da aventura de um Baggins, que deu consigo a fazer e a dizer coisas completamente impensáveis…
Bilbo Baggins é um hobbit que desfruta de uma vida confortável e sem qualquer ambição. Ele raramente se aventura em viagens, não indo mais longe do que até à dispensa de sua casa, no Fundo do Saco. Mas este conforto será perturbado por Gandalf, o feiticeiro, e por um grupo de treze anões, que num belo dia chegam para o levar numa viagem «de ida e volta». Eles têm um plano para pilhar o espantoso tesouro de Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e extremamente perigoso.
Encontros inesperados com elfos, gnomos e aranhas gigantes, um dragão que fala, e ainda a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos, são apenas algumas das experiências por que Bilbo passará.
O Hobbit é o prelúdio de O Senhor dos Anéis e já vendeu milhões de cópias desde a sua publicação, em 1937. É claramente um dos livros mais amados e influentes do século XX.

Ficha técnica:

Colecção: Contemporêna
Pp.: 264
Formato: 15,5 cm x 23 cm
ISBN: 978-972-1-06190-3
Data de edição: Novembro de 2012

Opinião:

Eu ando numa onda de conhecer as obras de autores que nunca li anteriormente. E este livro  foi a minha introdução à obra de Tolkien.
Assim que comecei a ler, saltou à vista todo o trabalho do autor na criação de mundo. Todas as paisagens que ele descreve, são extremamente realistas e transportam o leitor para aqueles cenários.
Tolkien tem uma linguagem simples e atractiva, onde revela um pouco o seu humor. O desenvolver da acção é lento mas crescente com um ponto de clímax no seu final.
As personagens que ele criou são interessantes e não estão estereotipadas, como acontece em muitas obras de fantasia. Talvez porque naquela época ainda não existiam os milhares de livros actuais.
O que é que vocês fariam caso fossem o Bilbo e Gandalf aparecesse à vossa porta com treze anões e um convite para uma aventura?
Este livro é o prelúdio para o “senhor dos anéis”, onde surge pela primeira vez o Gollum, uma das personagens que eu gostei no filme. E explica como é que Bilbo encontrou o anel, apesar de ainda não se saber a relação com a lenda dos reis e dos outros anéis.
É um livro para um público-alvo jovem mas que o público adulto também gosta.
Reacções:

2 comentários:

  1. Tens um selinho literário à tua espera no meu blog :) http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Deixei-te um selo em http://visaoperifericaa.blogspot.pt/2013/02/selo-2013-literario.html
    :D

    ResponderEliminar